CADMUT: Saiba o que é e como funciona

É o Cadastro Nacional de Mutuários, ou seja, um cadastro geral onde são cadastradas todas as pessoas que adquiriram imóveis por financiamento ou receberam por doação da prefeitura ou estado onde contém os dados destas pessoas e dos imóveis adquiridos em conformidade com a matricula imobiliária.

Toda vez que você comprar um imóvel financiado ou recebê-lo doado pelo poder público seu nome é inserido neste cadastro juntamente com os dados do imóvel e assim evita fraude contra o sistema financeiro que pode consultar o cadastro e saber que você já tem um imóvel financiado.

Quando o financiamento á quitado seu nome deve ser retirado deste cadastro pelo credor.

È um cuidado que se deve ter para que seu nome não permaneça além do necessário e evitar assim em um financiamento futuro ter a desagradável surpresa de saber que seu nome ainda esta no cadastro.

Nem sempre o credor lembra de retira-lo. No Site da Caixa Econômica Federal você se cadastra, cria login e senha e consulta, quando funciona, o que nem sempre acontece.

Portanto, quando alguém lhe disser que seu nome esta neste cadastro por inadimplência, informe esta pessoa de que não se trata de um cadastro de inadimplentes e sim apenas um cadastro obrigatório de informações sobre todos que compram imóveis financiados, como compram e quem são.

Neste cadastro irá constar a forma de aquisição e é uma maneira de os bancos saberem que você já tem um imóvel financiado na cidade em que esta solicitando novo financiamento, que você a poucos meses usou seu FGTS para dar de entrada na compra, etc.

Quando você quita o financiamento com os bancos e financeiras eles automaticamente excluem teu nome, mas quando for imóvel da prefeitura ou estado convém ao quitar confirmar a exclusão, pois costumam “esquecer” de fazer a baixa no cadastro. É nesta hora que você terá que ter paciência com o site da CEF onde fará a consulta, pois nem sempre e ele esta funcionando corretamente.

Simples assim, evita-se confusão quanto a real funcionalidade do Cadumut.

Fonte: Saber imobiliário

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s